18.7.07

desabafo

desastre aéreo em s. paulo.

estava acompanhando agora há pouco os comentários em sites de notícia sobre o desastre aéreo com o avião da tam em congonhas. espanta em se ver que a maioria esmagadora dos comentários culpa o governo lula sobre o problema com o caos aéreo, a liberação da pista sem todas as medidas de segurança e praticamente todas as desgraças que aconteceram no brasil nos últimos anos.

eu fico indignado com isso. não, eu não sou petista. não pertenço a partido nenhum e tenho altas tendências anarquistas. minha indignação é direcionada aos brasileiros. cada vez que ouço as pessoas reclamando dos casos de corrupção descobertos no governo, a indignação cresce mais um pouco.

desde criança ouço falar que vivemos em uma democracia. que nós elegemos os governantes. que o governo eleito é a representação da nação brasileira. então, senhores, só me resta indagar o quanto a nação brasileira está afundada no famoso mar de lama.

jeitinho brasileiro
tenho dito nos últimos tempos que o problema do brasil é o "jeitinho brasileiro". o nosso famoso jogo de cintura para passar por cima de situações problemáticas e que é tão celebrado pela mídia se tornou, a meu ver, o grande mal do país.
outro dia estava em um ponto de ônibus e logo atrás de mim estavam duas meninas, conversando. em determinado momento uma delas briga com a outra por ter jogado o papel no chão. a outra menina diz que se ela não jogar o papel no chão, o lixeiro não teria trabalho. as duas começaram a rir.

é disso que falo: o brasileiro vive da prioridade pessoal, da capacidade de se dar bem em qualquer situação, com o menor esforço e maior lucro possível.

quantos de vocês aí já deixaram de realizar uma obrigação cível para ter um lucro qualquer?
reclamam da polícia corrupta, mas lembram de oferecer um dinheiro para a "cervejinha" para se livrar de uma multa.

primeiro o meu
nós brasileiros não temos noção de civilidade. não temos senso comum. não observamos regras básicas de convivência pública.

outro exemplo típico:
já tentou pedir a alguém que está em um espaço de convivência pública?
bom, salvo raríssimas exceções, a resposta que irá ouvir será algo do tipo "o lugar é público, eu faço o que bem quiser!"
não.
é justamente o contrário! espaços públicos são feitos para serem divididos entre todos. e é nesses lugares que temos que mostrar o respeito que temos pelas outras pessoas. ninguém é obrigado a gostar de ouvir a mesma música que você.
quer ouvir o último cd de funk, na última altura do seu som? faz isso em casa. mas faz nos horários em que se é permitido fazer isso!

vivemos em um país incrivelment belo. grande pela própria natureza, como diz o hino. mas feito pequeno pelos habitantes.

já chega de pensarmos em nós mesmos o tempo todo. já chega de colocar a culpa nos outros e fechar os olhos quando é algo que favorece a gente.

chega de cobrar do governo um comportamento que deve começar em casa, em pequenos atos.

o país não mudará nunca se não começarmos a mudar as pequenas coisas. não há alternativa.

bom... há uma alternativa.

pegar um avião e mudar de país.

se bem que eu não recomendaria, ultimamente.

Nenhum comentário: